Data: 01/03/2010
Veículo: FOLHA DE S. PAULO - SP
Editoria: FOLHATEEN
MEC diz que vai aumentar verba para moradia estudantil
Para garantir o acesso de estudantes de baixa renda a faculdades longe de casa, o MEC (Ministério da Educação) vai aumentar a verba do Pnaes (Programa Nacional de Assistência Estudantil).
O dinheiro é repassado às universidades federais para auxiliar estudantes em despesas como moradia, alimentação e transporte.
Entre 2008 e 2009, o número de universitários morando em alojamentos estudantis quase dobrou, passando de 7.878 para 16.585. A ideia é oferecer ainda mais moradias no futuro.
"O orçamento [do Pnaes] passou de R$ 126 milhões em 2008 para R$ 300 milhões em 2010", diz Maria Paula Dallari Bucci, da Secretaria de Educação Superior do ministério.
"Essa verba pode ser usada para construir alojamentos."
Segundo a secretária, a mobilidade potencializada pelo Sisu já é uma tradição nos Estados Unidos e vem crescendo bastante na União Europeia. E é fenômeno positivo para o ensino superior, porque favorece o intercâmbio e a inovação.
"A diversidade cultural é uma coisa que traz muita riqueza para o ambiente universitário. E o sistema democratiza o acesso, porque o aluno que tem nota boa passa a ser candidato forte em qualquer lugar." (TA)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário