Matéria: Jornal Povo
Data: 11 de julho de 1947
Título: A defesa da liberdade será o alvo mais elevado do X Congresso de Estudantes
Sub-título: Solidariedade aos grevistas de Ouro Preto – A embaixada mineira honrará suas tradições democráticas.
Realizou-se ontem, na sede da União Estadual dos Estudantes, a reunião preparatória dos representantes da classe estudantil mineira ao X Congresso Nacional dos Estudantes.
O objetivo da reunião foi o de ultimar os preparativos para a partida da embaixada mineira, bem como para estudar a sua participação naquele magno conclave.
COMISSÃO DIRETORA DA EMBAIXADA
Abriu a sessão o Presidente da U.E.E. em exercício, universitário Roberto Gusmão, que prestou os ultimos esclarecimentos e falou na importancia do X Congresso e da necessidade dos representantes de Minas agirem unidos e de acordo com as tradições estudantis do nosso Estado. Leu, em seguida, os nomes da Comissão Diretora da Embaixada, que está assim constituida: – Roberto Gusmão – Bernardino M. de Lima – Venero Cartome – Hugo Mietzsch – Paulo Gaetani – Fausto Mata Machado.
Depois de ficarem resolvidos diversos assuntos relacionados com a ida dos estudantes mineiros, foi encerrada a questão.
OUVINDO OS UNIVERSITÁRIOS
Aproveitamos a oportunidade para conseguirmos algumas declarações dos líderes universitários sobre o X Congresso Nacional dos Estudantes.
O primeiro entrevistado foi o representante da Faculdade de Direito, o estudante José Arnaldo Gonçalves, que nos disse:
– “Necessitamos encarar o Congresso com a maxima seriedade, porque muito pode ser útil á nossa classe”.
Fausto M. Machado, membro da Comissão Diretora, nos deu a seguinte declaração:
– “O X Congresso será um grande passo para liquidar com o desligamento que existe entre o estudante e os seus problemas estudantis, especialmente no que se refere á solidariedade aos estudantes grevistas de Ouro Preto e á situacao precaria da U.E.E., que não tem o menor apoio oficial.
No X Congresso será encarado seriamente o problema político e por este motivo devia ser denominado de “Congresso de Paz”.
DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA U.E.E.
Respondendo o nosso inquerito, ouvimos do Presidente da U.E.E., o universitário Roberto Gusmão, as seguintes declarações:
– “No X Congresso devemos manter a nossa unidade, continuando as nossas tradições, afim de não desmerecermos o passado de luta dos estudantes mineiros, porque a “U.E.E.” não é somente um nome, mas um movimento”.
A DEFESA DA LIBERDADE
Outro membro da comissão Diretora, Artur Paixão, disse-nos o seguinte:
– “O fim imediato do Congresso é resolver e cooperar na solução dos problemas dos estudantes. Não devemos, por isto, restringir o campo de ação desse Congresso. É imprescindível que estudemos e discutamos o problema política nacional, a crise econômica, a produção e outros problemas cruciais.
A defesa da liberdade deverá, e felizmente tem sido, o alvo mais elevado dos nossos colegas de todos os pontos do país”.
TERÁ UM PAPEL DE GRANDE IMPORTÂNCIA
O ultimo entrevistado foi o estudante Jair Leonardo, que assim se externou:
“Nenhuma classe tem influenciado mais nos destinos políticos da Nação que a classe universitária, nenhuma também tem sido mais esquecida. Eis porque entendemos que terá um papel da maior importância para a nossa classe o nosso Congresso, através do qual faremos chegar ao governo as nossas mais sentidas reivindicações”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário