Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Carta aberta ao Procurador da República em Minas Gerais TARCÍSIO H. P. HENRIQUES FILHO

Carta aberta ao Procurador da República em Minas Gerais TARCÍSIO H. P. HENRIQUES FILHO



Assunto: RECOMENDAÇÃO Nº 01/2009 sobre as repúblicas estudantis da UFOP

Ilustre Procurador,



Tenho certeza de que o nobre Procurador sabe que a Escola de Minas de Ouro Preto foi criada em 1876 por ordem de D. Pedro II e nela se formaram, ao longo de seus 133 anos, engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento industrial brasileiro notadamente nos setores minero-metalúrgico. Hoje, diversos destes engenheiros ocupam cargos de relevância tanto no setor industrial quanto nos acadêmicos e científicos gerando riquezas e bem estar social.

Muito da capacidade de liderança destas pessoas foi forjada dentro das repúblicas estudantis de Ouro Preto que, por sinal, surgiram concomitantemente com a Escola de Minas. Tenho certeza também, que o distinto Procurador sabe da origem da palavra “república”, mas como o senhor, com toda a certeza, não estudou na Escola de Minas e não morou em uma de suas repúblicas, não sabe como as mesmas funcionam.

Sendo assim, gostaria de dizer que todas as decisões para o bom funcionamento das repúblicas são debatidas em reuniões onde todos os moradores expõem suas posições, debatem, formam maioria e decidem. Funcionam como uma escola de democracia onde os estudantes aprendem a conviver em grupo, a debaterem, a respeitarem as decisões da maioria, etc.. Estão sempre abertas a receberem novos estudantes independentemente de sua classe social, cor da pele, preceitos religiosos, etc., desde que estejam de acordo com os princípios da república e um dos mais importantes, sua autonomia!!!

Do exposto tenho certeza de que sua douta interpretação de nossa Carta Magna muito contribuirá para a formação de novos profissionais, dóceis, afáveis, prontos para abrirem mão de sua capacidade de liderança, que aparentemente o nosso país não precisa mais e passem, simplesmente, a obedecerem ordem de burocratas de plantão que tanto tem contribuído com suas normas, regras e recomendações para o crescimento de nosso povo.


Cordialmente,

Daniel Soares de Almeida

Ex-morador da República Covil dos Gênios

Um comentário: