Carta aberta ao Procurador da República em Minas Gerais TARCÍSIO H. P. HENRIQUES FILHO
Assunto: RECOMENDAÇÃO Nº 01/2009 sobre as repúblicas estudantis da UFOP
Ilustre Procurador,
Tenho certeza de que o nobre Procurador sabe que a Escola de Minas de Ouro Preto foi criada em 1876 por ordem de D. Pedro II e nela se formaram, ao longo de seus 133 anos, engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento industrial brasileiro notadamente nos setores minero-metalúrgico. Hoje, diversos destes engenheiros ocupam cargos de relevância tanto no setor industrial quanto nos acadêmicos e científicos gerando riquezas e bem estar social.
Muito da capacidade de liderança destas pessoas foi forjada dentro das repúblicas estudantis de Ouro Preto que, por sinal, surgiram concomitantemente com a Escola de Minas. Tenho certeza também, que o distinto Procurador sabe da origem da palavra “república”, mas como o senhor, com toda a certeza, não estudou na Escola de Minas e não morou em uma de suas repúblicas, não sabe como as mesmas funcionam.
Sendo assim, gostaria de dizer que todas as decisões para o bom funcionamento das repúblicas são debatidas em reuniões onde todos os moradores expõem suas posições, debatem, formam maioria e decidem. Funcionam como uma escola de democracia onde os estudantes aprendem a conviver em grupo, a debaterem, a respeitarem as decisões da maioria, etc.. Estão sempre abertas a receberem novos estudantes independentemente de sua classe social, cor da pele, preceitos religiosos, etc., desde que estejam de acordo com os princípios da república e um dos mais importantes, sua autonomia!!!
Do exposto tenho certeza de que sua douta interpretação de nossa Carta Magna muito contribuirá para a formação de novos profissionais, dóceis, afáveis, prontos para abrirem mão de sua capacidade de liderança, que aparentemente o nosso país não precisa mais e passem, simplesmente, a obedecerem ordem de burocratas de plantão que tanto tem contribuído com suas normas, regras e recomendações para o crescimento de nosso povo.
Cordialmente,
Daniel Soares de Almeida
Ex-morador da República Covil dos Gênios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom Daniel! Parabéns!
ResponderExcluir