Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

LIVRO 05: REPÚBLICAS ESTUDANTIS DE OURO PRETO E A CONSTRUCAO DE UM PROJETO DE PAÍS





SUMÁRIO

Agradecimentos  

Apresentação
Otávio Luiz Machado  

Introdução  

 

PRIMEIRA PARTE:

A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA E A LIDERANÇA DA JUVENTUDE DE OURO PRETO

Otavio Luiz Machado   


SEGUNDA PARTE: MEMÓRIAS ESTUDANTIS: ALGUMAS FALAS FUNDAMENTAIS SOBRE AS REPÚBLICAS DE OURO PRETO  

A Idéia de Estudar em Ouro Preto: Memórias de um Estudante no Final do Século XIX
Pedro Rache (Ex-Aluno da República do Pilar)  

A Vida em Ouro Preto nos Anos 1940
Haroldo Zeferino da Silva (Ex-Aluno da República Quitandinha)   

Ouro Preto, a Escola de Minas e as Repúblicas
José Lourenço Mont´Alverne (Ex-Aluno da República Verdes Mares)  

Estudar em Ouro Preto: uma Decisão que me Valeu para toda a Vida
Nilo Gomes de Mattos (ex-Aluno da República Sparta)  

A República Pureza me Ensinou a Viver um Grupo e me Abriu o Mundo da Política
Cesar Maia (Ex-Morador da República Pureza)  

O Brasil e o Avanço na Luta Social: Quando a Juventude Entra em Cena e Faz a Diferença
Nilmário Miranda (Ex-Militante da POLOP)   

A Vida em República: um dos Maiores Legados que eu Levei de Ouro Preto
Álvaro José da Cunha (Ex-Aluno da República Aquarius)  

A República Rebu e a participação da mulher no movimento estudantil do D.A. da EMOP
Rosangela Buzanelli  Torres  

Depoimento sobre a invasão do Dops na República dos Deuses
Armando Lopes Farias (Ex-Morador da República dos Deuses)  

Repúblicas: Ali me Tornei Gente e Aprendi a Viver
José Fernando Coura (Ex-Aluno da República Aquarius)  

A Luta Pela Conquista do Alojamento e a Fundação da República Tigrada: República Como Parte da Primeira Relação da Universidade Com a Comunidade
Geraldo Baldi – Geba (Ex-Aluno da República Tigrada)  

O Contexto Histórico das Lutas Estudantis de Ouro Preto nos Anos 1970
Roberto Rafael Guidugli Filho (Ex-Aluno da República Butantã)  

Convivência e aprendizados juntos: uma lição das repúblicas
Carlos Alberto Cosmo (Ex-Aluno da Aquarius)  

Ao Conselho de Repúblicas
Documento assinado pelos representantes do Diretório Acadêmico da Escola de Minas, C.A. Livre de Farmácia, Diretório Acadêmico de Mariana e Pró-Entidade de Nutrição  

Ser um Aquariano em Seu Próprio Território: Não Pode Parar!!!
Joaquim Pedro de Toledo (Ex-Aluno da República Aquarius)  

Quem Eu Sou? Eu Sou um Monte de Pessoas que Passaram por Mim
Celso Carvalho Magalhães (Ex-Aluno da República Aquarius)   

A Importância das Repúblicas para a Minha Formação: Uma Experiência de Vida
Andrezza Cristina de Carvalho (Ex-Aluna da República Palmares)  

BIBLIOGRAFIA  

ANEXOS:  

ANEXO: Diversos manifestos dos estudantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário